Porque a mulher normalmente não menstrua enquanto amamenta?

0
485

São muitas as questões da mulher durante a amamentação do bebé. Algumas delas relacionam-se com a própria criança e a melhor forma de a alimentar; enquanto que outras são provocadas pelas alterações no corpo da própria mamã. O período menstrual é um dos elementos geradores de dúvidas e questões entre as gestantes. Sabe porque a mulher normalmente não menstrua enquanto amamenta?

A pergunta mais comum das mulheres sobre a menstruação depois do nascimento do bebé diz respeito ao que pode ser esperado do seu período durante o tempo de amamentação.

Algumas mulheres vivem, nesta fase, a total ausência da menstruação durante largos meses, enquanto que outras retomam o ciclo passado pouco tempo.

E, na verdade, os fatores que influenciam o ciclo menstrual das mulheres nesta fase levam a resultados tão distintos de pessoa para pessoa, que será difícil qualificar qual será a regra.

Perante a diversidade de experiências vividas pelas mulheres nesta fase da sua vida, torna-se muito pertinente a colocação de questões sobre as razões pelas quais uma mulher não menstrua enquanto amamenta ou porque é que uma mulher retoma as suas menstruações antes de outra.

Sabendo como é importante para as mamãs perceberem o seu corpo e o que nele acontece depois do nascimento dos seus filhos, decidimos dedicar este artigo à menstruação (ou ausência dela) durante o tempo de amamentação.

Acompanhe-nos para saber porque e que a mulher normalmente não menstrua enquanto amamenta.

1. Amamentação: o “período” nesse período
O período menstrual de uma mulher pode ser considerado tudo menos “normal” nesta fase da sua vida.

Isto, claro está, porque não existe uma regra definida ou uma nuance de hipóteses “expectáveis” no que diz respeito à menstruação depois durante o tempo de lactação.

Aqui, de facto, cada mulher é uma mulher.

Algo comum a todas as mamãs, durante o tempo de resguardo no pós-parto, com mais ou menos intensidade é a presença de lóquios.

Esta perda de sangue, através de um corrimento vaginal rubro, não é uma menstruação, mas antes a libertação do revestimento uterino e do sangue.

Quando termina esta libertação, no entanto, o tempo de retorno da menstruação dependerá de fatores diversos e é muito comum quando uma mulher não menstrua enquanto amamenta.

2. Porque a mulher não menstrua enquanto amamenta?
As razões para a ausência de menstruação nas mulheres que amamentam os seus bebés são fundamentalmente hormonais.

A amamentação faz com que a glândula pituitária mantenha os níveis de prolactina – hormona inibidora da menstruação – muito elevados na mulher, o que faz com que, quanto mais a mulher amamenta o seu bebé, maior será a probabilidade se não menstruar ou de ter períodos menstruais muito ligeiros.

Da mesma forma, à medida que o bebé começa a fazer a sua transição para o biberão, a pedir o peito menos vezes ou a dormir mais durante a noite (minorando o número de mamadas), a quantidade desta hormona no organismo materno decresce, fazendo com que a menstruação retorne.

Isto pode acontecer mais cedo ou mais tarde, dependendo da evolução do bebé no que respeita ao aleitamento e também da própria fisionomia e sistema hormonal da mulher.

Assim, embora seja normal assistirmos a um cenário no qual a mulher não menstrua enquanto amamenta, é igualmente comum assistir ao retorno dos períodos quando, tecnicamente, a mulher se encontra, ainda, a amamentar.

Basta que exista, como referimos, uma diminuição da frequência deste aleitamento.

3. A menstruação impede a amamentação?
Sendo que a mulher normalmente não menstrua enquanto amamenta, existe o medo, quando a menstruação retorna ainda durante o tempo em que dá peito ao bebé, de que o leite possa não ter qualidade.

Este medo, podemos garantir, é infundado. Quando a mulher volta a menstruar, o seu leite mantém-se nutritivo e, contrariamente a algumas crenças pessoais, não existe o risco de que o leite perca qualidade ou “azede”.

O que pode acontecer, quando o ciclo é retomado, é que sinta alterações no fluxo do leite durante os dias anteriores ao período ou nos seus primeiros dias.

Por vezes acontece, pois, uma ligeira diminuição na quantidade de leite que pode facilmente ser superada aumentando o número de mamadas diárias nesse período de tempo.

Além disto, alguns bebés demonstram também a perceção de uma alteração no sabor do leite durante estes dias, que se deve apenas às alterações hormonais naturais vividas pela mulher nestes dias.

Sabia a razão pela qual a mulher normalmente não menstrua enquanto amamenta? Foi este o seu caso? Conte-nos como foi a sua experiência e ajude a responder às questões das restantes mamãs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here